Artigos

Imprimir

Gestores de RH detectam perda de tempo nas empresas

O título da famosa obra de Marcel Proust, “Em Busca do Tempo Perdido”, dá a dimensão das conclusões a que chegou uma pesquisa realizada pela Madis, fabricante de controles de ponto e acesso, com cem gestores de RH, 60% deles de grandes e médias empresas.

Ter mais tempo livre foi o desejo expresso por 96% dos entrevistados. As horas ganhas seriam dedicadas à prática de atividades físicas (24%), à realização de cursos (22%), ao convívio com a família (19%), a projetos pessoais (15%), a viagens (14%), à leitura (3%) ou a algum hobby (3%).

A perda de tempo foi apontada como a grande vilã nas organizações. Tal desperdício, segundo os gestores, acontece por falta de planejamento (57%), pelo volume de informações (43%), pelo fato de as pessoas postergarem atividades (35%), necessidade de responder e-mails (24%), excesso de reuniões (22%), reuniões ineficazes (19%), desconhecimento de como delegar (16%), inabilidade para lidar com interrupções (14%), não saber dizer não (12%) e redes sociais (11%), dentre as respostas múltiplas.

Proust ao menos não perdia horas de trabalho com as redes sociais, que, nos dias de hoje, afetam a produtividade dos funcionários na opinião de 75% dos entrevistados. Entre eles, 56% liberam o uso das redes nas empresas, enquanto 63% estabelecem algum tipo de controle sobre essa utilização.

Para gerenciar o tempo de seus colaboradores, o principal recurso de que se valem os líderes de recursos humanos é o monitoramento dos resultados (51%). Entre os mecanismos, foram citados cartão de ponto (38%), ferramenta de gestão específica (8%) e “timesheet” (3%).

O home office, certamente usado pelo escritor francês para dar cabo de seus escritos, não é permitido por 78% dos respondentes da pesquisa. Dos que aderiram a ele, 81% avaliaram que o sistema não funciona para todos. Para Proust certamente funcionou. Fonte Jornal Valor.

Veja workshop que será realizado em Março - www.ncm.com.br/workshop

Contato

  • ncm@ncm.com.br
  • Claudia Hacklaender:
  • (19) 9 9210-0899
  • Narciso Machado:
  • (19) 9 9111-3492

Nossos serviços possibilitam o desenvolvimento de estratégias em áreas que necessitam de resultados.

Com sólida experiência nossos consultores oferecem serviços em todas as áreas da empresa, capacitando e qualificando pessoas, adequando visão estratégica à realidade do mercado, organizando ações internas e externas para redução de custos, ampliando operações e negócios, preparando equipes para competir com melhores resultados.

Empresário: Revitalizar a empresa com novas estratégias é inovar, tornar a empresa e sua equipe de colaboradores mais ágeis e competitivos. Este é o momento de fazer acontecer.